ISO 9001:2015 – Contexto da organização, a grande mudança de visão estratégica para muitas empresas

 

A norma ISO 9001:2015, apresenta uma mudança significativa, que fará com que as empresas não mais se preocupem somente com procedimentos e indicadores, mas sim terão uma visão maior do que é a gestão da qualidade, aliás, o que é a gestão do negócio.

Item 4.1 – Entendendo o contexto da organização:

Neste requisito a norma faz com que os gestores das empresas olhassem para dentro da sua organização, como sempre foi o usual e olhassem para fora também. Desta forma o gestor avaliará o cenário a sua volta, fatores associados aos seus clientes, a sociedade, aos concorrentes, aos órgãos governamentais, etc.

Com este “novo” olhar, o que se espera é que o gestor tenha uma dimensão dos riscos e oportunidades existentes dentro e fora da sua organização, trazendo um olhar mais “estratégico” para o seu sistema de gestão, buscando assim que um planejamento seja feito para aproveitar as oportunidades identificadas, bem como a definição de ações para mitigar os riscos identificados, caracterizando uma posição mais “preventiva” na gestão do negócio.

Com uma definição clara de um planejamento de médio e curto prazos, a norma ISO 9001:2015 fará com que empresas que nunca pensaram em ter um planejamento estratégico, comece a trilhar este caminho, pois só pensando e planejando o futuro e realizando o presente de forma controlada, as empresas garantirão a sustentabilidade e perenidade de seus negócios.